ISOLAMENTO TÉRMICO PARA COBERTURAS PLANAS


Na realidade, a cobertura plana não é completamente plana, pois possui uma inclinação mínima e, ao mesmo tempo, uma série de características a considerar durante o seu planeamento.


A função básica de qualquer cobertura é proporcionar abrigo e proteção dos elementos atmosféricos. Independentemente de o espaço abaixo ser aquecido ou não, a cobertura deverá evitar as perdas de calor no inverno e o sobreaquecimento tão indesejado no verão.


A chave para o isolamento térmico de coberturas ser totalmente eficaz é o cumprimento de todos os requisitos acima mencionados. Embora vários especialistas tenham projetado inúmeras soluções de coberturas, foi a solução de cobertura invertida que se provou ser a ideal para resolver a maioria dos problemas. O facto desta solução poder ser utilizada com diversos tipos de acabamento e diferentes acessibilidades, além de ser extremamente duradoura, rapidamente tornou a cobertura invertida o sistema de eleição para a maioria dos projetistas e donos de obra, quer pela sua fiabilidade, quer por ser uma solução mais económica.

CAMADA DE ACABAMENTO DA COBERTURA PLANA

Com diferentes camadas de acabamento, a cobertura plana invertida pode ter os mais variados usos, desde cobertura ajardinada, a diferenciados espaços de lazer ou para prática desportiva, bem como um parque de estacionamento ou até um heliporto. Enfim, a possibilidade de escolha é infinita.


Apesar disto, o mais importante é o facto desta utilização não colocar em causa a impermeabilização, uma vez que a camada de isolamento térmico na cobertura faz com que esta esteja sempre protegida. Se a escolha de acabamento fizer com que a cobertura esteja sujeita a elevadas cargas, o isolamento térmico deverá ter a capacidade e ser dimensionado para suportar as mesmas, sem pôr em causa a totalidade do sistema.