ISOLAMENTO TÉRMICO PARA COBERTURA AJARDINADA


A cobertura ajardinada oferece a possibilidade de um oásis no meio urbano, bem como a hipótese de um espaço de lazer para os utilizadores do edifício e uma melhoria e estabilização dos diferenciais térmicos existentes numa cobertura.


A cobertura verde – também conhecida por roof garden – pode ter plantas de várias espécies e dimensões. Atualmente, este tipo de "telhado verde" apresenta-se como uma solução contemporânea para as edificações, proporcionando um contacto mais próximo com a natureza em espaços urbanos.


Além do aspeto visual, as coberturas verdes protegem os edifícios das alterações da temperatura, visto que a massa de terreno vegetal tem uma grande estabilidade térmica, podendo optar-se por soluções como jardins com flores ou até mesmo com plantações de vegetais e pequenas hortas.


As diretrizes que regem o planeamento, construção e manutenção das coberturas ajardinadas são amplamente descritas pela Associação Alemã FLL (Forschungsgesellschaft Landschaftsentwicklung Landschaftsbau eV .), segundo a qual se diferenciam os vários tipos de coberturas.

Diferentes tipos de coberturas ajardinadas

As coberturas ajardinadas estão divididas em três diferentes tipos, dependendo do uso, fatores e métodos de construção para realizar o trabalho. A escolha de cada um determina o tipo de plantas que serão selecionados bem como a vegetação que ficará:

  • cobertura verde extensiva,
  • cobertura verde intensiva simples e
  • cobertura verde intensiva.

Cada um destes tipos de cobertura verde abrange uma variedade de formas e cultivo, com transição contínua e diferenciação especifica para o local. Levando em consideração todas as informações existentes do uso das plantas e ciência da vegetação, existem alguns critérios que podem ser usados para diferenciar estes três tipos de ecologia. (Fonte: FLL)