COBERTURA PLANA DE ACESSIBILIDADE LIMITADA


Deve ser de fácil manutenção, bastante duradoura e resistente. É comum este tipo de coberturas receberem unidades mecânicas como aparelhos de ar condicionado. Como tal, deverão ter fácil acesso e uma camada de acabamento com resistência de modo a que a sua utilização, ainda que pontual da cobertura, não comprometa a impermeabilização.


Normalmente coberturas planas não acessíveis têm como camada de acabamento ou proteção pesada uma camada de seixo rolado, o que oferece proteção adicional à exposição solar e a extremas flutuações de temperatura. A solução mais comum é isolar termicamente com placas em poliestireno extrudido que têm a célula fechada, sendo, por isso, totalmente insensíveis à água, e podem ser aplicadas sob a impermeabilização. Assim, facilita-se o acesso para manutenção sem nunca colocar em causa o sistema de impermeabilização que está devidamente protegido quer pelo isolamento térmico, quer pela proteção pesada (seixo ou outra).


Dica: a durabilidade de uma cobertura plana será bastante maior se se proteger a impermeabilização existente nos paramentos verticais dos raios U.V. e dos elevados diferenciais térmicos com placas de isolamento térmico.

Sistemas

SISTEMA OPTIMO

As coberturas com o sistema OPTIMO são coberturas planas onde a pendente, normalmente feita com betonilha, é conseguida com painéis de isolamento térmico que já possuem a inclinação, FIBRANxps INCLINE.

O objetivo principal do sistema é a redução de cargas nas coberturas planas, visto que a pendente é conseguida com FIBRANxps INCLINE (placas de isolamento térmico que possuem inclinação). Adicionalmente, o facto de a camada de inclinação ser termicamente eficiente, aumenta a resistência térmica da cobertura.

Saber mais sobre o sistema OPTIMO

SISTEMA CLASSIC

Sistema convencional de coberturas planas invertidas, onde a pendente é feita com recurso a betonilhas de cimento.

A vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de poder aderir o sistema de impermeabilização, como, por exemplo, membranas betuminosas, diretamente à betonilha de pendente. A desvantagem é o facto desta pendente representar muito maior peso e espessura. Como regra, pode tomar-se por base que o ponto mais alto da pendente deve estar no mínimo 5cm acima do ponto de drenagem. No sistema OPTIMO, a inclinação é feita com painéis de isolamento térmico e não com betonilhas pesadas.

Saber mais sobre o sistema CLASSIC