ISOLAMENTO TÉRMICO PARA COBERTURA ACESSÍVEL À CIRCULAÇÃO E PERMANÊNCIA DE VEÍCULOS


Possibilita a utilização da cobertura como estacionamento de veículos ou arruamento, conseguindo-se espaço adicional e melhoramento do meio urbano.


A utilização da cobertura para estacionamento de veículos é algo completamente normal nas atuais vertentes arquitetónicas. À primeira vista, parques de estacionamento com aparência convencional podem nem parecer coberturas planas, tal é o poder de integração que uma boa arquitetura e construção têm no espaço urbanístico da cidade.

O isolamento térmico numa cobertura para estacionamento de veículos tem dupla função: reduzir as perdas energéticas nos espaços existentes em baixo, e proteger o sistema de impermeabilização de danos mecânicos. Mesmo quando o espaço inferior não é aquecido, é fundamental a utilização do isolamento térmico sobre a impermeabilização de coberturas, de modo a garantir os fenómenos de condensação no teto subjacente.

O isolamento térmico da cobertura para estacionamento de veículos deverá ser escolhido de acordo com as cargas a que a cobertura estará sujeita. Dependendo da dimensão e distribuição de carga e do tipo de acabamento, o isolamento térmico deverá ter uma prestação de resistência à compressão alta (500 KPa) ou extremamente alta (700 KPa).


Sistemas para a Cobertura para Estacionamento de Veículos

SISTEMA OPTIMO

O isolamento térmico das coberturas para estacionamento de veículos com o sistema OPTIMO, são coberturas planas onde a pendente normalmente feita com betonilha é conseguida com painéis de isolamento térmico que já possuem a inclinação, FIBRANxps INCLINE.

O objetivo principal do sistema é a redução de cargas nas coberturas planas, visto que a pendente é conseguida com FIBRANxps INCLINE, placas de isolamento térmico que possuem inclinação. Adicionalmente, a camada de inclinação ser termicamente eficiente aumenta a resistência térmica da cobertura.

Saber mais sobre o sistema OPTIMO

SISTEMA CLASSIC

O isolamento térmico das coberturas para estacionamento de veículos também pode ser realizado através do sistema CLASSIC, um sistema convencional de coberturas planas invertidas, onde a pendente é feita com recurso a betonilhas de cimento.

A vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de poder aderir o sistema de impermeabilização, por exemplo membranas betuminosas, diretamente à betonilha de pendente. A desvantagem, é o facto desta pendente representar muito maior peso e espessura. Como regra pode tomar-se por base que, o ponto mais alto da pendente deve estar no mínimo 5cm acima do ponto de drenagem. No sistema OPTIMO, a inclinação é feita com painéis de isolamento térmico e não com betonilhas pesadas.

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