ISOLAMENTO TÉRMICO PARA COMPLEXO DE PISCINAS


Os edifícios para piscinas são exemplos típicos de edifícios com requisitos mais altos de temperatura e humidade relativa.


Certos edifícios apresentam patologias graves devido à elevada humidade sempre presente, especialmente em complexos de piscinas onde anteriormente foi instalado isolamento térmico, já que muitas vezes os isolamentos térmicos escolhidos tinham elevada capacidade de absorção da mesma e, para serem eficazes, teria sido necessário uma selagem com barreiras para-vapor de modo a garantir as suas propriedades isolantes. Claro que é muito difícil conseguir selar todas as placas em obra, tornando-se essa a principal causa da ineficiência do isolamento.


Enquanto a maioria dos isolamentos térmicos em complexos de piscinas perde propriedades com a humidade, o poliestireno extrudido (XPS) não perde, pelo facto de ter a célula fechada, é totalmente insensível à água e mantém a sua capacidade de isolamento mesmo quando exposto prolongadamente a elevados teores de humidade. Esta propriedade torna-o o único para o isolamento térmico de complexos de piscinas ou saunas.


A absorção de humidade deve ser verificada com muito cuidado em todas as aplicações de isolamento térmico pelo interior, mas, quando este se aplica sobre betão, o cuidado deverá ser extremo. Se a face externa da parede exterior, que estará em contato com o ar frio, não for isolada termicamente, o isolamento térmico deverá ser colado à face interna da parede com colagem integral e não apenas por pontos, ou seja, o adesivo deverá cobrir a totalidade do painel. Os painéis de isolamento térmico FIBRANxps ETICS GF podem ser revestidos com argamassas específicas e gesso ou com argamassas e colagem e finalizados com peças pétreas ou cerâmicas.


Para evitar perdas de calor ou frio em edifícios de piscinas, saunas e outros, recomenda-se a aplicação de placas de isolamento térmico FIBRANxps revestidas em edifícios com piscina, sauna ou outros semelhantes. A espessura dependerá da necessidade específica da edificação e deverá ser calculada. Normalmente, as paredes são isoladas com painéis de isolamento térmico com resistência à compressão de 300KPa. Para a laje de fundação, deverá ser feito um cálculo de modo que seja aplicado o isolamento térmico na piscina com a resistência à compressão adequada.