ISOLAMENTO TÉRMICO PARA COBERTURA PLANA ACESSÍVEL A PESSOAS


Com coberturas acessíveis à circulação e permanência de pessoas é possível ganhar área útil adicional que pode ser utilizada como uma área de lazer, espaço de estar ou desporto.


Em cidades com densidade populacional elevada, os edifícios com uma área habitável adicional na cobertura rapidamente se tornam mais atrativos e com valor acrescentado. Todavia, a experiência dita que o fator chave numa cobertura plana acessível é planear corretamente a camada de proteção de modo a prevenir danos futuros no sistema de impermeabilização. Felizmente, a escolha da camada de acabamento é praticamente ilimitada, visto que a impermeabilização da cobertura plana está protegida pelo isolamento térmico, e qualquer acabamento final é facilmente substituído por outro, oferecendo assim a possibilidade de rapidamente se alterar o uso da cobertura, sem nunca colocar em causa o sistema de impermeabilização da cobertura plana.


Se for expectável cargas muito elevadas, o isolamento térmico da cobertura plana deverá ter maior resistência à compressão: 500 ou até mesmo 700KPa e verificar a capacidade de carga da estrutura.

Sistemas para a Cobertura Plana Acessível a Pessoas

SISTEMA OPTIMO

O isolamento térmico das coberturas planas acessíveis a pessoas com o sistema OPTIMO são coberturas planas onde a pendente, normalmente feita com betonilha, é conseguida com painéis de isolamento térmico que já possuem a inclinação, FIBRANxps INCLINE.

O objetivo principal do sistema é a redução de cargas nas coberturas planas, visto que a pendente é conseguida com FIBRANxps INCLINE (placas de isolamento térmico que possuem inclinação). Adicionalmente, o facto de a camada de inclinação ser termicamente eficiente, aumenta a resistência térmica da cobertura.

Saber mais sobre o sistema OPTIMO

SISTEMA CLASSIC

O isolamento térmico das coberturas planas acessíveis a pessoas, como os telhados com uma área de lazer, também pode ser realizado através do sistema CLASSIC, um sistema convencional de coberturas planas invertidas, onde a pendente é feita com recurso a betonilhas de cimento.

A vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de poder aderir o sistema de impermeabilização, como, por exemplo, membranas betuminosas, diretamente à betonilha de pendente. A desvantagem é o facto desta pendente representar muito maior peso e espessura. Como regra, pode tomar-se por base que o ponto mais alto da pendente deve estar no mínimo 5cm acima do ponto de drenagem. No sistema OPTIMO, a inclinação é feita com painéis de isolamento térmico e não com betonilhas pesadas.

Saber mais sobre o sistema CLASSIC