COBERTURA VERDE EXTENSIVA

Coberturas ajardinadas


“Nas coberturas verdes extensivas, podem ser definidos os seguintes tipos de cultivo:

  • Plantação de musgo e sedum
  • Plantação de herbáceas de sedum
  • Plantação de ervas herbáceas” .

(Fonte: FLL)


Dependendo da localização e das condições climáticas, as coberturas verdes extensivas são relativamente simples, de baixa manutenção e exercem cargas menores na estrutura do edifício. Devido aos invernos frios e verões quentes e secos no sudeste da Europa, espessuras de solo abaixo do 8 a 10cm devem de ser evitadas. Além disso essa espessura garante a proteção necessária contra a sucção do vento. A vegetação acima requer drenagem e capacidade adequada de armazenamento de água de pelo menos 5 – 10 l/m2, embora seja uma melhoria adicional, a rega não é necessária. Caso a cobertura não seja de fácil acessibilidade para manutenção, a vegetação pode facilmente ser mantida em boa forma através da instalação de um sistema de irrigação capilar.

Sistemas

SISTEMA OPTIMO

As coberturas com o sistema OPTIMO são coberturas planas onde a pendente, normalmente feita com betonilha, é conseguida com painéis de isolamento térmico que já possuem a inclinação, FIBRANxps INCLINE.

O objetivo principal do sistema é a redução de cargas nas coberturas planas, visto que a pendente é conseguida com FIBRANxps INCLINE (placas de isolamento térmico que possuem inclinação). Adicionalmente, o facto de a camada de inclinação ser termicamente eficiente, aumenta a resistência térmica da cobertura.

Saber mais sobre o sistema OPTIMO

SISTEMA CLASSIC

Sistema convencional de coberturas planas invertidas, onde a pendente é feita com recurso a betonilhas de cimento.

A vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de poder aderir o sistema de impermeabilização, como, por exemplo, membranas betuminosas, diretamente à betonilha de pendente. A desvantagem é o facto desta pendente representar muito maior peso e espessura. Como regra, pode tomar-se por base que o ponto mais alto da pendente deve estar no mínimo 5cm acima do ponto de drenagem. No sistema OPTIMO, a inclinação é feita com painéis de isolamento térmico e não com betonilhas pesadas.

Saber mais sobre o sistema CLASSIC