COBERTURA VERDE INTENSIVA SIMPLES
“Nas coberturas verdes intensivas simples, o tapete verde passa de intensivo a extensivo e pode ser caracterizado pelas seguintes formas de vegetação:
- Plantação de herbáceas
- Plantação de arbustos perenes selvagens
- Plantação de arbustos perenes lenhosos
- arbustos".
(Fonte: FLL)
Geralmente descritos como coberturas verdes semi-intensivas ou simples, este tipo de coberturas exerce cargas inferiores na estrutura da edificação e são mais simples que as coberturas intensivas. Dependendo da escolha da vegetação, normalmente – relva inglesa - a espessura do solo deste tipo de solução varia entre os 15 e 25cm. Contrariamente às gramíneas e flores menos exigentes, a relva inglesa exige rega, fertilização e cortes regulares. De modo a evitar o apodrecimento, logo que seja cortada da relva deve ser removida da cobertura. Se a opção for a utilização de um robot de corte, e o corte da relva for efetuado quando esta ainda está curta, pode deixar-se os resíduos no relvado que servirão como “adubo verde”.
Sistemas

SISTEMA OPTIMO
As coberturas com o sistema OPTIMO são coberturas planas onde a pendente, normalmente feita com betonilha, é conseguida com painéis de isolamento térmico que já possuem a inclinação, FIBRANxps INCLINE.
O objetivo principal do sistema é a redução de cargas nas coberturas planas, visto que a pendente é conseguida com FIBRANxps INCLINE (placas de isolamento térmico que possuem inclinação). Adicionalmente, o facto de a camada de inclinação ser termicamente eficiente, aumenta a resistência térmica da cobertura.

SISTEMA CLASSIC
Sistema convencional de coberturas planas invertidas, onde a pendente é feita com recurso a betonilhas de cimento.
A vantagem da utilização deste sistema é a possibilidade de poder aderir o sistema de impermeabilização, como, por exemplo, membranas betuminosas, diretamente à betonilha de pendente. A desvantagem é o facto desta pendente representar muito maior peso e espessura. Como regra, pode tomar-se por base que o ponto mais alto da pendente deve estar no mínimo 5cm acima do ponto de drenagem. No sistema OPTIMO, a inclinação é feita com painéis de isolamento térmico e não com betonilhas pesadas.