Pavimento industrial


Pavimentos industriais, fábricas, armazéns, unidades de refrigeração e outros espaços sujeitos a elevadas cargas são construídos como as lajes de pavimento. Contudo, face ao diferente uso e alguma especificidade de aplicação são chamados pavimentos industriais.


Enquanto os pavimentos industriais devem suportar cargas mais pesadas, não suportam a carga própria do edifício, pois as fundações dos edifícios industriais são por norma construídas com sapatas e lintéis. Dependendo do uso a que se destinam, poderão ou não ser isolados termicamente. No entanto, caso se verifique a necessidade de isolar termicamente um pavimento industrial, o isolamento térmico deverá ter capacidade para suportar cargas elevadas. Normalmente, a opção é a utilização de um isolamento térmico com resistência à compressão de 500 ou 700KPa.

Uma laje de pavimento industrial deverá obedecer com máximo rigor às especificações da mistura do betão, juntas de dilatação e acabamento final. Independentemente de a laje ser isolada ou não, as expansões e contrações que se darão neste elemento devem ser cuidadosamente consideradas. Geralmente, é exigido que o plano superior seja absolutamente nivelado e assente sob um filme de polietileno em dupla camada, de modo a garantir a dessolidarização entre camadas. É também exigido que a camada superior da folha possa deslizar e seguir as contrações do betão, de modo a que sejam evitadas as fissuras indesejadas na superfície.




Esquema de aplicação


  1. Laje de betão reforçado
  2. Duplo filme de polietileno
  3. FIBRANxps 500-L e 700-L
  4. Impermeabilização
  5. Betão de nivelamento
  6. Areão de nivelamento
  7. Gravilha
  8. Solo compactado